Páginas

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Grupo GUARÁ e jovens de Luis Correia organizam encontro de jovens

Até agora estão previstas 13 grandes conferências nacionais de políticas públicas muito importantes, com destaque para a Conferência sobre Transparência e Participação Social
que, somado ao processo de Reforma Política que está por entrar na pauta do Congresso, terá importante impacto na vida política do país como um todo e em todas as esferas. Mas é preciso entender que este é mais um espaço, e momento, de disputa política para o qual temos que nos preparar e agir com firmeza.
Entres as conferências previstas, a Presidenta Dilma já Decretou a II Conferência Nacional de Juventude, além da II Conferência Nacional LGBT.
Com isso os Jovens de Luis Correia, em parceria com o Grupo GUARÁ, estão organizando o Encontro Luiscorreiense de Articulação e Fortalecimento das Juventudes, argumentando os anseios dos muitos jovens brasileiros têm o desejo de tornar a utopia em um sonho real; e isso se concretiza com o protagonismo agora alicerçado nos conselhos de juventude, base sucinta para a conquista de políticas públicas que de fato venham a fazer surgir a expectativa de dias melhores.
Emergindo no cenário político e econômico do final da década de 1980, a expressão protagonismo juvenil tem sido identificada à concepção de empoderamento e participação democrática da juventude, associando-se à noção de sujeito de direitos, presente nas diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (BRASIL, 2000a), da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (BRASIL,1996), e do Estatuto da Juventude (2007).
A própria origem etimológica da palavra, derivada do grego protagnistés, que se refere ao ator principal no teatro grego ou o que ocupa papel central em um acontecimento (FERRETTI et alli, 2004), afirma o protagonismo como tema fundante de uma perspectiva com relação à juventude, que remete ao fortalecimento da participação do jovem no processo de transformação política e social, abrindo espaço para o resgate de sua condição de sujeito de direitos e cidadão.
O pleno exercício da cidadania começa na garantia legal dos direitos civis, políticos e sociais, prevista na Constituição de 1988 (BRASIL, 1988) e nas legislações dela decorrentes - ECA (BRASIL, 2000a), LDB (BRASIL, 1996) e Estatuto da Juventude (BRASIL, 2007).
Para que haja a contemplação dos direitos constituídos e o exercício dos deveres é necessário, uma discussão ampla com os setores representantes das esferas públicas, privadas e sociedade civil organizado, principalmente uma parte tão significativa desta sociedade, que é a juventude.
Portanto, o jovem deve ser encarado como sujeito, como pessoa capaz de participar, ampliar, influir e transformar projetos, programas e atividades implementadas pelo governo ou pela sociedade civil tornando-se um efetivo sujeito de direitos, um protagonista.
O objetivo principal do encontro é Capacitar as juventudes fortalecendo o protagonismo juvenil para implementação de políticas públicas por meio da criação dos Conselhos e da Conferência de Juventude. Não basta os governos financiarem as conferencias, sem que haja articulação da sociedade civil.
Estão sendo esperados cerca de cem jovens doas onze municípios da região norte do estado, e o encontro será custeado com recursos da prefeitura de Luis Correia e do governo do estado.

CRONOGRAMA
Dias 18 e 19 de junho de 2011
Local: Unidade EscolarRicardo Augusto Veloso/ Luis Correia – Piauí
Dia 18/06 Sábado
20:00 horas – Abertura do evento
Fala das autoridades presentes
Leitura da Carta Aberta de Luis Correia
Assinatura do Decreto que cria o Conselho Municipal de Juventude de Luis Correia
Atividades Culturais
Dia 19/06 Domingo
7 :30 horas - Café da manhã
8:30 horas – I Tema: Conselhos de Juventude, qual sua importância.
10:00 horas – II Tema: II Conferência Nacional de Juventude, como o Piauí está organizado
12:00 horas – Almoço
13:00 horas – Juventude e Protagonismo, como podemos nos articular politicamente
14:30 horas – Juventudes e Diversidade, a importância do respeito aos LGBTs.
16:00 horas – Avaliação e encerramento

Wellington de Araújo Alves

Nenhum comentário: