Páginas

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Dnit faz estudo para reativar ferrovia Teresina/Luís Correia

A obra de revitalização da ferrovia piauiense será incluída no PAC II.
O Departamento Nacional de Estradas e Rodagens (Dnit) está fazendo um estudo no trecho da ferrovia Teresina/Luís Correia, desativada desde a década de 80. A nova ferrovia vai ajudar a escoar a produção que chegará ao Porto de Luis Correia.
O diretor do Sistema Ferroviário e Aquático do Dnit, Geraldo Lourenço, está no Piauí acompanhando outro estudo para viabilizar a navegação no rio Parnaíba.
 
Em entrevista ao Notícia da Manhã, Geraldo Lourenço disse que a ferrovia passará por uma revitalização para que possa ajudar no escoamento da produção que chegar no Porto de Luís Correia.
 
Segundo o diretor, a obra da ferrovia será incluída no PAC II. Deverão ser trocados dormentes e trilhos após uma minuciosa vistoria no trecho, que tem 500 Km de extensão. "Vamos fazer o estudo de viabilidade econômica e depois trocar dormentes e trilhos. Quando estiver reativada, a ferrovia vai poder transportar tanto carga quanto passageiros", explicou.
 
Uma outra linha férrea do Piauí deverá ser ativada. É a que compreende Altos e Simplício Mendes e será usada principalmente no transporte de minérios. A obra será iniciada em 2012. Além da ferrovia, o Dnit pretende tornar navegável o trecho do rio Parnaíba compreendido entre os municípios de Santa Filomena e Guadalupe. Geraldo Lourenço afirmou ainda que a intenção também é facilitar o transporte de carga.
 
O estudo será concluído até o final do ano e a obra deve entrar também no PAC II no próximo ano. Depois desse trecho, será estudada a viabilidade de se estender a navegabilidade até o município de Floriano.
 
"Teremos que viabilizar eclusas para permitir o transporte de carga", finaliza.

Nenhum comentário: