Páginas

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Plano Plurianual será voltado para o desenvolvimento


Foto: Kalberto Rodrigues/PK
 Primeira Reunião Ordinária do PPA em 2011.
Primeira Reunião Ordinária do PPA em 2011.
O governador Wilson Martins ressaltou a importância do planejamento com uma visão de futuro para o desenvolvimento do Piauí, durante a abertura da reunião ordinária do Conselho Estadual de Desenvolvimento Sustentável (CEDS), no Blue Tree Rio Poty Hotel, na manhã desta quarta-feira (25). O evento iniciou efetivamente as etapas participativas e descentralizadas para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2012/2015, que são coordenadas pela Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan).
Segundo o governador, esse é um momento em que todos os conselheiros, entre representantes da sociedade civil e Estado, têm que pensar com maturidade as políticas que poderão ser acrescentadas ao PPA, visando ao desenvolvimento não apenas de suas regiões ou territórios, mas do Piauí como um todo. "É preciso não só apontar, não só construir, mas é importante ter a consciência que planos e projetos têm que ser amadurecidos", disse Wilson Martins, citando que o modelo do PPA construído pelo Governo na gestão anterior possibilitou realizar muito do que foi planejado, beneficiando várias regiões do Estado.
Durante sua fala, o governador lembrou aos conselheiros presentes a necessidade de pontos fundamentais a serem inseridos no novo Plano, entre os quais a questão da educação e da malha viária do Estado, que possibilitará o escoamento de produções e será ainda um atrativo para investidores que possam vir ajudar na economia do Piauí. "Temos que fazer um trabalho que resulte em um PPA que lá na frente dê substância a todos esses projetos voltados para o desenvolvimento do Piauí", disse Wilson Martins.
O secretário do Planejamento, Sérgio Miranda, lembrou que o PPA é um plano estratégico de médio prazo e que sua lógica tem como base programas e ações de desenvolvimento. "São desafios setoriais, desafios de futuro e todas as áreas têm seus desafios", disse, lembrando que o PPA tem entre suas estratégias ou diretrizes o projeto de desenvolvimento humano com qualidade de vida e promover um Estado estruturado, com uma gestão orientada para resultados.
Para Sérgio Miranda, o Plano não tem como base o que está pensado a partir de hoje, mas, sim, uma visão geral do Estado buscando tornar o governo cada vez mais eficiente. "Ao final das discussões poderemos consolidar cada uma das propostas ouvidas nas assembleias territoriais. Hoje damos o pontapé inicial no processo participativo, buscando através da superação do atraso atingir um patamar de desenvolvimento que esteja na média brasileira", disse.
Participaram do encontro os conselheiros de desenvolvimento representantes dos 11 territórios, além de prefeitos, secretários de Estado e representantes de organizações governamentais e não governamentais. Os presentes tiveram a oportunidade de expor suas ideias e questionamentos a respeito da elaboração do PPA, cada qual destacando as necessidades de sua região.
Para Jocélia Gomes Veloso, que representa o território Vale do Guaribas, participar como conselheira deu a oportunidade de conhecer mais a realidade do Estado e tentar levar o melhor para cada município. Maria José Lopes da Silva, vice-prefeita de Rio Grande do Piauí, vê esse momento de discussão do Plano como de grande importância, pois possibilita aos administradores e sociedade civil interagirem buscando melhorias para todos.
A partir de agora, durante os meses de junho e julho, serão realizadas as plenárias territoriais em cidades localizadas dentro dos 11 Territórios de Desenvolvimento, tendo início pela cidade de Parnaíba, que reunirá representantes da Planície Litorânea. O encerramento desses encontros está previsto para 28 e 29 de julho, na cidade de Bom Jesus, com a reunião dos conselheiros representantes do território Chapada das Mangabeiras.
Ao final da reunião desta quarta-feira, o superintendente de Planejamento Participativo da Seplan, Kleisan Negreiros, agradeceu a presença de todos os conselheiros que se deslocaram de seus municípios para a capital e disse que só esse ato já mostra o interesse e o empenho da sociedade em elaborar um bom PPA. Ele pediu a colaboração de todos no sentido de mobilizarem seus territórios durante os próximos dois meses, visando uma participação efetiva nas plenárias. "Lá essas pessoas terão a oportunidade de delinear as ações que desejam através de uma visão estratégica de futuro, acreditando que o avanço alcançado por esse Governo será capaz de transformar essas ações", finalizou.

Nenhum comentário: