Teresina está entre os 73 municípios prioritários para o controle da dengue no Piauí. A lista das cidades que mais registram notificação é da Sesapi (Secretaria Estadual da Saúde). O último boletim da secretaria demonstra que do mês de janeiro até ontem foram 5.962 notificações da dengue no Estado. Um aumento de 43,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Teresina é a cidade que mais registra casos da doença com 2.134 notificações. Na seqüência do mapea-mento da Sesapi está o município de Piripiri (771 casos) e Parnaíba (329 casos).
Duas mortes por dengue já foram confirmadas este ano. Uma em Parnaíba, por complicações decorrentes da doença e outra por febre hemorrágica em Ilha Grande. Apesar de Teresina concentrar a maior incidência da dengue, a capital não registra óbito, de acordo com o boletim da secretaria. Existem ainda casos de dengue hemorrágica em Luís Correia (um caso), Piracuruca (um caso) e Teresina (dois casos).
Os municípios de Bom Jesus, Corrente e Paulistana passaram a integrar a lista das ci-dades prioritárias no combate ao avanço da dengue no Estado. O fato surpreendeu a secre-taria que comumente não registrava grandes notificações da doença nesses locais. "Antes eram 70 municípios prioritá-rios agora são 73 e isso no pre-ocupa. No início do ano os re-gistros se concentravam mais na região Norte, mas agora a região Sul também está sendo afetada", explica a coordenadora do Grupo Executivo de Controle da Dengue no Piauí, Cristiane Moura Fé. Ela acredita que as notificações nesses três municípios sejam resultado da falta de informação do município a Secretaria Estadual de Saúde.
Cristiane diz que não se pode falar de surto de dengue no Estado e que a secretaria está trabalhando para inibir o avanço da doença e evitar o estágio de Epidemia. O controle da doença acontece através do Plano de Estratégia de Contingência da Dengue que faz o mapeamento das áreas e controle vetorial (feito pelos agentes de endemia que visitam as residências para encontrar os focos de criadou-ros do mosquito). Outro plano de ação é a Vigilância Epidemiológica que conduz as informações sobre as notificações. Além da Vigilância e Assistência a Saúde que fazem o atendimento de teor primário ou de alta complexidade.
"O último estágio para controlar a proliferação do mosquito é o uso do carro de fumaça que passa pelas ruas num intervalo de uma semana e outra que joga uma espécie de veneno", acrescenta. O Piauí está entre os 16 Estados do Brasil a compor o Novo Mapa do Risco da Dengue.
Nenhum comentário:
Postar um comentário