Segundo gerente as comportas não serão abertas e não há perigo de enchente
O engenheiro afirma que este período úmido, que vai de novembro a abril, é o período de chuva da bacia do rio Parnaíba. "Neste cenário de chuva, nós temos um acompanhamento com objetivo maior de encher o reservatório. Então nós estamos vivendo a fase final do período chuvoso e as chuvas devem permanecer na região entre a nascente e Boa Esperança até o dia 10 de abril, neste primeiro ciclo e até meados da primeira quinzena de maio no segundo ciclo", disse.
Aírton Freitas disse também que esta é uma fase final e o enchimento do reservatório é uma operação tranquila e segura, não há nem uma preocupação no sentido com este ciclo de cheia. As pessoas, principalmente a população ribeirinha, não precisa se preocupar, porque não haverá nenhuma abertura de comportas", disse ele.
A vazão do rio Parnaíba chegou a 660 metros cúbicos por segundo(m3/s) aqui em Teresina ontem. A altura do Rio é de 3,40 cm, e pode ser afirmado que é uma situação é perfeitamente tranquila. Já o rio Poti, de quarta-feira até ontem, teve oscilações, mas dentro do esperado de com a média de chuva esperada para a região de Prata do Piauí.
O rio Poti em Prata do Piauí, chegou ao nível de 7,25m, que foi a maior cota que o rio teve este ano, bem diferente de 2009, quando o rio chegou a 12,26 m. Isso aconteceu naquela época com a contribuição de 9 açudes que deságuam no Poti e ficam localizados no Ceará. Este ano, todos este açudes estão com a média inferior a 80% da capacidade deles, o que tranquiliza a Chesf para continuar operando o Rio Parnaíba esta situação de cenário tranquilo, sem nenhuma preocupação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário