O ato vai acontecer no próximo dia 26, segunda-feira, durante toda a manhã.
Na ocasião, também haverá doações voluntárias de amigos e familiares dos integrantes do grupo.
A mobilização do Matizes vai ocorrer em frente ao prédio do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi), localizado na região central de Teresina. Com o tema “Nosso sangue em favor da igualdade”, o grupo pretende, novamente, chamar atenção para o fato de homens gays e bissexuais serem proibidos de doar sangue no Brasil.
“O índice de doadores voluntários no país já está abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e o nosso entendimento é que os motivos das restrições não são baseados em questões científicas, mas, sim, em preconceito”, afirma Marinalva Santana, da diretoria do Grupo Matizes. Após a provocação do Grupo Matizes, em 2006, uma ação civil pública do Ministério Público Federal tentou derrubar a restrição da Anvisa, em vigor desde 2004. Atualmente, o processo está sob análise do Tribunal Regional Federal, em Brasília-DF.
A solidariedade também fará parte do protesto. Os integrantes do grupo estão mobilizando amigos e familiares para fazerem a doação de sangue e se cadastrarem como doador de medula óssea durante o ato. “É um protesto, mas também uma forma de alertar para a importância da doação de sangue, que é um ato simples e que pode salvar vidas”, reforça Marinalva Santana.
Para ser um doador de sangue, é preciso apresentar documento oficial com foto, ter idade entre 16 e 68 anos e pesar mais de 50 quilos. No dia da doação, é importante que a pessoa tenha se alimentado e esteja saudável.
Fonte: Portal da Clube
Nenhum comentário:
Postar um comentário