Páginas

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Criança de dois anos e seis meses cai em poço e mobiliza Corpo de Bombeiros do PI e MA



Uma criança de dois anos e seis meses de nome Cauã Cruz da Silva caiu dentro de um poço artesiano na localidade Baixão da Subida limite das cidades de Araioses e São Bernardo no Maranhão. O fato ocorreu nesse sábado (29/10) por volta das 17 horas.

O poço de 17,5 metros de profundidade estava em construção, coberto apenas por bacia plástica. Segundo o avô da criança Raimundo Nonato Neves de Oliveira, o menino estava brincando ao redor do poço quando desapareceu repentinamente.  


Ao se aproximar do poço o avô ouviu o choro da criança, mas nada pôde fazer para salvá-la. Apavorado pediu ajuda a alguns amigos para que fizessem contato com o Corpo de Bombeiros em Parnaíba, uma pessoa de nome não identificado que reside em Parnaíba ao ser informada do fato conseguiu contactar por telefone com o Sargento Conrado do Corpo de Bombeiros que por sua vez se comunicou com o Comandante do Corpo de Bombeiros do Piauí, Coronel Santos, que de imediato autorizou o deslocamento de uma equipe de Parnaíba sob o comando do Capitão Rivelino Moura que chegou ao povoado Baixão da Subida por volta das 19 horas de ontem (29) onde fez levantamento da situação.  


Uma das primeiras providências adotadas pelo Capitão foi solicitar apoio logístico as prefeituras de Araioses e São Bernardo, que mandaram para o local uma retroescavadeira, um trator e vários homens que estão trabalhando desde às 3 horas da madrugada de hoje (30), fazendo escavações próximo ao poço na tentativa de resgatar a criança, que não se sabe se ainda está viva.

Os prefeitos de São Bernardo e Araioses estiveram no local do ocorrido acompanhando os trabalhos.


Homens do Corpo de Bombeiros de São Luís chegaram por volta das 15h40min de hoje (30) em um helicóptero da Polícia Militar do Maranhão que pousou na rodovia ao lado do terreno onde aconteceu o acidente com a criança.

Até às 16 horas deste domingo (30) quando a reportagem do Blog Acesso343 deixou o local, tinham sido cavados 10 metros de profundidade no terreno e a criança ainda não tinha sido encontrada.


Populares acompanhando o trabalho do Corpo de Bombeiros e de voluntários
Yuri Gomes conversando com o avó e mãe da criança  
Cauã Cruz da Silva - criança que caiu  no poço


Fonte: Yuri Gomes e Manuel Santos

sábado, 22 de outubro de 2011

Deputados defendem criação do ministério da segurança




Foto: Katya D'Angelles
 
Os deputados federais Marllos Sampaio (PMDB-PI) e José Augusto Maia (PTB-PE) defenderam hoje (21), na abertura do seminário "Os investimentos na Área da Segurança Pública nos Estados Brasileiros", a criação do Ministério da Segurança Pública. De acordo com os parlamentares a área merece maior atenção da parte do Governo Federal e necessita de uma pasta específica para sua gestão. Os dois deputados fazem parte da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados e participaram da abertura do Seminário - Etapa Piauí hoje pela manhã, no Cine Teatro da Assembleia. José Augusto Maia preside a Comissão de Segurança Pública na Câmara dos Deputados.

O resultado das discussões no Piauí será incorporado as propostas já debatidas em outros estados e levado à Câmara dos Deputados para ser incluído na proposta do Orçamento Geral da União 2012. Entre os temas que serão debatidos estão; remuneração das categorias que operam a Segurança, melhoria de infraestrutura nos estados, inclusão de investimentos no Orçamento Geral da União entre outros temas. Além dos dois deputados federais, participaram da abertura do evento o presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Filho (PMDB), o secretário de Planejamento do Estado, Sérgio Miranda e o secretário de Segurança do Estado, Raimundo Leite. Representantes da sociedade civil organizada e sindicato dos policiais civis e militares.

Ao se pronunciar na abertura do debate, o deputado José Augusto Maia disse que está na hora da população cobrar dos parlamentares e da presidente Dilma Roussef as promessas de campanha relacionadas a área da Segurança Pública do Brasil. "Todos, sem nenhuma exceção, todos os candidatos, a presidente Dilma, os senadores e os deputados falaram, prometeram medidas para melhorar a segurança no Brasil então está na hora de mostrar", afirmou. Para o parlamentar um dos principais problemas são os baixos salários dos policiais civis e militares praticados em todo o país. "Com exceção de Brasília, onde há recurso federal, os salários são muito baixos", acrescentou.

Themístocles Filho defendeu a união da bancada federal na cobrança de mais recursos para o Piauí. Segundo Marllos Sampaio todos os deputados federais e senadores devem se empenhar em aprovar emendas durante a elaboração do Orçamento Geral da União, que começa no próximo mês. O secretário de Segurança disse que o mais importante na realização do seminário “era a participação das categorias de base, daqueles que fazem parte, que vivem o dia a dia da segurança pública", afirmou o secretário.

No primeiro painel do Seminário será discutido, com a participação dos secretários Sérgio Miranda e Raimundo Leite, o Orçamento para a Segurança Pública do Piauí. No segundo painel o tema inclui a valorização dos servidores de Segurança, debatido entre o deputado José Augusto Maia e representante das categorias.

Katya D'Angelles - Edição: Elisabeth Sá


Ibama realiza operação de fiscalização em usinas de açúcar e álcool em São Paulo


PDF Imprimir E-mail
São Paulo (21/10/2011) - O Comitê de Prevenção e Atendimento a Acidentes e Emergências Ambientais  (Copaem) do Ibama em São Paulo realizou, no período de 02 a 08 de outubro de 2011, a operação de fiscalização e vistoria "Usina 1". A operação foi realizada na área de circunscrição da Base Avançada do instituto em Ribeirão Preto/SP. Os alvos foram as usinas e destilarias de açúcar e álcool e a atividade de prevenção ambiental. No passado recente, houve um acidente ambiental em rios que foi o pior das últimas décadas na região, quando o rompimento de um tanque de melaço em uma usina de açúcar e álcool na região atingiu o Rio Pardo e o Rio Grande, na divisa de São Paulo com Minas Gerais.

Um dos piores acidentes ambientais ocorridos no Brasil também foi provocado por resíduos industriais. A barragem de um dos reservatórios de uma indústria de papel na cidade de Cataguases, em Minas Gerais, rompeu-se, liberando nos córregos locais o chamado "licor negro", sobra industrial de produção de celulose. O Rio Paraíba do Sul e os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro foram atingidos.

O objetivo da operação "Usina 1" foi de caráter preventivo. Foram verificados o cumprimento do licenciamento ambiental, Plano de Ação de Emergência/PAE e Plano de Gerenciamento de Riscos/PGR, área de preservação permanente, agrotóxicos e Cadastro Técnico Federal, além da realização, em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal, de uma barreira para a verificação do transporte de produtos perigosos na BR-153 (Rodovia Transbrasiliana) em São José do Rio Preto/SP.

Na operação, houve autuação: por lançamento de resíduos líquidos (vinhoto in natura) provenientes da produção de açúcar e álcool atingindo área de solo exposta e curso d'água; por utilização de área de preservação permanente para depósito de resíduo industrial oriundo da moagem da cana-de-açúcar (torta de filtro); falta de informações no Cadastro Técnico Federal de todas as atividades desempenhadas pela empresa; e falta de relatórios da qualidade ambiental. Houve também casos de agrotóxicos vencidos e a necessidade de implementar o PAE/PGR nos licenciamentos ambientais. Na barreira, foi constatada a falta de Cadastro Técnico Federal quando do transporte interestadual de produtos perigosos. Por outro lado, também foi percebido que o interesse de algumas empresas pela área ambiental é crescente, por exemplo, através do desenvolvimento de projetos de reflorestamento nas áreas de preservação permanente.

A operação está agora em fase de compilação dos resultados pelo Copaem.

Fernando Scavassin
Coordenador Copaem/Ibama/SP

Operação Mandacaru apreende filhotes de pscitacídeos

No Piauí, Operação Mandacaru apreende filhotes de pscitacídeos PDF Imprimir E-mail
Teresina (21/10/2011) - Agentes Ambientais Federais da Superintendência do Ibama no Piauí (Supes/PI), com apoio da Polícia Militar do município de Gaudalupe/PI, apreenderam 27 filhotes de papagaios, constantes na lista da Convenção Sobre Comércio Internacional de Flora e Fauna Silvestre em Perigo de Extinção (Cites), resultando na aplicação de multa de R$ 135 mil reais e ainda na apreensão do veículo utilizado no crime ambiental.

O infrator reincidente coletou os filhotes de papagaio na zona rural do município e estava transportando-os, quando o veículo quebrou. Pelo barulho dos filhotes, a população percebeu que eram papagaios, gerando a denúncia e a consequente ação das autoridades.

Os filhotes de papagaio, foram conduzidos para o Cetas da Supes/PI, onde receberão os cuidados necessários até quando puderem ter autonomia de voo e serem devolvidos à região de sua ocorrência natural.

fonte: Foto e texto:
Gilvam Vilarinho da Silva
Analista Ambiental

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Fantasma na Democrata

INTRIGANTE: O FANTASMA DA DEMOCRATA DE CAMOCIM.

Nunca fui de acreditar em fantasmas, mas já tinha ouvido falar por vigilantes noturno que são meus amigos e q trabalham na Fábrica Democrata de aparições de um espirito de uma criança que assombra os setores da industria durante a madrugada, sempre achei q era mais uma das histórias imaginárias contadas por vigias, mas depois q vi essa foto tirada por uma das funcionarias em um momento de descontração, fiquei um pouco abalado, pois a primeira vista ñ se percebe nada mas depois da foto ampliada dá pra notar no canto direito a imagem de uma criança.



FUNCIONÁRIOS DESCONTRAÍDOS SENDO FOTOGRAFADOS.
IMAGEM DE UM SUPOSTO FANTASMA DE UMA CRIANÇA.
Observe bem a foto e tire suas conclusões.


maconha para alimentação

Pesquisadores qualificam a MACONHA como uma "planta útil", que serve para alimentação



Não fosse ela, a medicina teria evoluído mais lentamente, as caravelas demorariam mais para chegar às Américas e diversos tecidos jamais teriam sido criados. A cannabis, hoje demonizada em boa parte do mundo por seu uso como entorpecente, tem propriedades quase esquecidas nos últimos cem anos. E foram elas, potencializadas há séculos pelo homem, que fizeram da planta a mais recente a ter o genoma mapeado.

A pesquisa é assinada pelo bioquímico Jon Page e o biólogo Tim Hughes, respectivamente das universidades de Saskatchewan e Toronto, no Canadá. Em seu artigo à revista "Genome Biology", ambos qualificam a cannabis como uma "planta útil", que serve para alimentação, material de construção e remédio - embora todas esses serviços esbarrem em sua má reputação.

Segundo a dupla, a cannabis é usada medicinalmente há mais de 2.700 anos na Ásia Central - seu provável berço. Page e Hughes sequenciaram o DNA de uma potente linhagem de maconha para compará-lo a uma variedade do linho-cânhamo, uma planta da família das canabináceas.

A análise do genoma e do transcriptoma (genes que são ativados) dessas duas substâncias poderia explicar por que a maconha produz o tetrahidrocanabinol (THC), o composto psicoativo da cannabis ausente no cânhamo.

- Estudando os genomas, vê-se que a domesticação e o cultivo das sementes de maconha causaram a perda de uma enzima que, para ser produzida, "concorreria" no organismo com a produção de THC - explica Page.

Em outras palavras: entre enzimas que produziriam fibras e uma substância psicoativa, os agricultores fizeram a segunda opção.

Não que o homem tenha controlado todo este processo. Segundo Page, é provável que a cannabis tenha evoluido para produzir THC muito antes de ser descoberta. Mas a concentração dos níveis da substância, estes sim, foram patrocinados por nós.

- Imagino que os homens salvaram sementes de plantas que produziam alta quantidade de THC, quando perceberam o seu processo medicinal e de intoxicação - arrisca o bioquímico. - Com o tempo, isso levou a sementes com grande quantidade dessa substância. Claro que a distribuição global da maconha, nas últimas décadas, acirrou esta seleção.

Também foi neste período que a cannabis passou de mocinha a vilã. Segundo Page, há diversas propriedades da planta que poderiam voltar a ser exploradas.

- A cannabis provavelmente jamais será importante como o milho, o arroz ou outra planta que nos serve de alimento - reconhece. - Mas, como uma fonte de bioprodutos, creio que será muito valorosa. O estigma contra a planta começou no início do século passado, quando as sociedades tornaram-se mais preocupadas com os efeitos negativos de algumas drogas, incluindo a maconha. Antes disso, o cânhamo era cultivado em muitos países do mundo, principalmente como uma fonte de fibras.

O uso medicinal da cannabis já foi identificado em textos de milhares de anos atrás de China, Grécia e Pérsia. A planta era receitada para um leque de sintomas, de insônia a problemas gastrointestinais - mas, sobretudo, como analgésico. A planta permaneceu como principal modo conhecido para aliviar a dor até a invenção da aspirina. Tanto assim que, em 1937, quando os Estados Unidos aprovaram uma lei para banir o uso da maconha, os protestos mais enfáticos vieram da Associação Médica Americana.

Nas décadas seguintes, a maconha continuou, embora timidamente, marcando presença em uma série de tratamentos. Foi sugerida para combater a perda de apetite entre pacientes com Aids e até prescrita para o combate ao alcoolismo. Mas as pesquisas não aterrissaram no Brasil - aqui o seu uso é proibido para qualquer finalidade.

De acordo com Hughes, que também participou da pesquisa canadense, a cannabis chegou a ser eleita por estudiosos de plantas como uma das mais bem sucedidas intervenções genéticas em vegetais na História.

- Mas não há qualquer registro sobre isso, visto que é quase impossível estudá-la, devido às proibições - queixa-se. - Além desse, havia outro motivo para abordar a cannabis: um amigo meu, biotecnólogo, me disse que a canabinoide representa um dos mais simples e eficazes produtos naturais não explorados que poderia ser usado para artigos farmacêuticos.

O GLOBO

Fantasma na Democrata

INTRIGANTE: O FANTASMA DA DEMOCRATA DE CAMOCIM.

Nunca fui de acreditar em fantasmas, mas já tinha ouvido falar por vigilantes noturno que são meus amigos e q trabalham na Fábrica Democrata de aparições de um espirito de uma criança que assombra os setores da industria durante a madrugada, sempre achei q era mais uma das histórias imaginárias contadas por vigias, mas depois q vi essa foto tirada por uma das funcionarias em um momento de descontração, fiquei um pouco abalado, pois a primeira vista ñ se percebe nada mas depois da foto ampliada dá pra notar no canto direito a imagem de uma criança.



FUNCIONÁRIOS DESCONTRAÍDOS SENDO FOTOGRAFADOS.
IMAGEM DE UM SUPOSTO FANTASMA DE UMA CRIANÇA.



Peixe guloso se engasga com outro e morre boiando em lago


Lúcio foi encontrando boiando em lago com uma carpa entalada em sua garganta


Peixe guloso se engasga com outro e morre boiando em lago Dizem que o peixe morre pela boca e, neste caso, o ditado não poderia ser mais verdadeiro (Foto Orange)
Antes que alguém ache que a gente está difamando o zagueirão da nossa seleção principal de futebol, vale dizer que lúcio é uma espécie de peixe da família Esocidae, que é muito comum em regiões da América do Norte, Europa Ocidental, Sibéria e Eurásia, mas, aqui no Brasil, não existe.

Este lúcio da foto foi encontrado em um lago de Clare, em Suffolk, na Inglaterra e tinha quase um metro de comprimento – o que é normal pra uma espécie que pode chegar até 1,80 m.

Acredita-se que ele tenha sobrevivido no lago por cerca de dez anos, comendo peixes menores e marrecos.

Segundo os donos do lugar, onde funciona um pesqueiro, o peixão morreu porque – literalmente – mordeu mais que era capaz de mastigar. Em sua boca, havia uma carpa gorducha que, aparentemente, entalou em sua garganta e o impediu de respirar.

Jovem aparece e diz à família que estava com o namorado no Ceará


A adolescente saiu sem levar objetos de uso pessoal, como roupas e calçados
A jovem Fátima Gonçalves, de 17 anos A jovem Fátima Gonçalves, de 17 anos
Matéria atualizada às 7h12

Após materia ser divulgada na manhã desta sexta-feira (21/10) no programa Bom Dia Meio Norte, com Ieldyson Vasconcelos, a mãe da jovem entrou em contato e informou que sua filha já se encontra em Parnaíba, mas que ainda não procurou os familiares. Ela teria ido com o namorado para Viçosa, no Ceará.
Desaparecida
A jovem Fátima Gonçalves, de 17 anos, está desaparecida desde a semana passada. Segundo informação de sua mãe, Artemize dos Santos, Fátima estava na porta de casa com seu irmão quando recebeu uma ligação, entrou se arrumou e saiu a pé.
Ao que tudo indica havia alguém lhe esperando próximo de sua casa. A adolescente saiu sem levar objetos de uso pessoal, como roupas e calçados, e não mais retornou para sua casa. A partir de então ela não atendeu mais o seu celular e nem dá notícias, deixando seus familiares preocupados quanto ao seu paradeiro.
Fátima comentou com uma amiga, dias atrás, que estava namorando um rapaz de Viçosa, no estado do Ceará, mas não deu maiores detalhes.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

São Paulo vai abrir a Copa do Mundo de 2014--Fifa

São Paulo vai abrir a Copa do Mundo de 2014--Fifa

[-] Texto [+]
ZURIQUE (Reuters) - A Copa do Mundo de 2014 será aberta em São Paulo no dia 12 de junho de 2014 com uma partida do Brasil e a decisão do título acontecerá no Maracanã em 13 de julho, anunciou a Fifa nesta quinta-feira.
Fortaleza e Brasília serão as outras duas cidades que receberão jogos da seleção brasileira na primeira fase da competição, além do jogo de abertura do Mundial no estádio que está sendo construído pelo Corinthians na capital paulista.
São Paulo também será sede de uma semifinal da Copa do Mundo, com a outra vaga na decisão sendo decidida em Belo Horizonte. A decisão de terceiro lugar vai acontecer em Brasília.
Os jogos das quartas de final serão disputados em Brasília, Fortaleza, Rio de Janeiro e Salvador.
A Fifa anunciou ainda que a Copa das Confederações de 2013 será realizada em quatro a seis cidades. Belo Horizonte, Fortaleza, Rio de Janeiro e Brasília estão confirmadas, enquanto Salvador e Recife podem ser incluídas no torneio dependendo do andamento de seus preparativos para a competição.
A abertura da Copa das Confederações será realizada em Brasília, com as duas semifinais em Belo Horizonte e Fortaleza e a decisão do título no Maracanã.
(Reportagem de Brian Homewood)

Muammar Kadhafi foi morto em ataque, diz novo governo da Líbia

 Muammar Kadhafi foi morto em ataque, diz novo governo da Líbia

Ex-ditador morreu ao tentar fugir de sua cidade, Sirte, tomada nesta quinta.
Otan e Departamento de Estado dos EUA não confirmaram prisão ou morte.

G1 - GLOBO 
O ex-ditador da Líbia, Muammar Kadhafi, foi morto em um ataque de combatentes líbios nesta quinta-feira (20) próximo à cidade de Sirte, segundo informações do novo governo do país.
Até o fim desta manhã, a Otan e os EUA ainda não tinham confirmado a informação.  A Otan afirmou que ainda "levaria tempo" para checar se Kadhafi morreu ou se foi capturado. Entretanto, a aliança confirmou ter bombardeado um comboio pró-Kadhafi próximo à cidade onde os ex-rebeldes dizem ter matado o ditador.
Tanto o ministro de Informação do novo governo quanto o porta-voz do Conselho Nacional de Transição (CNT), em Benghazi, afirmaram que o ditador foi atingido por tropas líbias. "Ele foi morto em um ataque dos combatentes. Há filmagem disso", disse Mahmoud Shammam, ministro da Informação do novo governo.
"Anunciamos ao mundo que Kadhafi morreu nas mãos dos revolucionários", disse Abdel Hafez Ghoga, porta-voz do Conselho Nacional de Transição (CNT), em Benghazi. "É um momento histórico, é o fim da tirania e da ditadura. Kadhafi cumpriu seu destino."
Os primeiros anúncios informavam que Kadhafi havia sido preso e estavagravemente  ferido em ambas as pernas. A France Presse publicou uma foto que seria de Kadhafi logo após a captura, ferido ou morto. Fontes militares rebeldes confirmaram a veracidade da imagem.
Imagem feita por telefone celular e obtida pela France Presse mostra o que seria o momento da captura de Kadhafi próximo a Sirte (Foto: AFP)Imagem feita por telefone celular e obtida pela France Presse mostra o que seria o momento da captura de Kadhafi próximo a Sirte (Foto: AFP)
A primeira confirmação sobre a prisão de Kadhafi foi feita por Abdel Majid, chefe militar dos ex-rebeldes líbios na capital, Trípoli.
"Ele foi capturado. Ele está ferido em ambas as pernas... Ele foi levado de ambulância", disse o militar à agência Reuters, por telefone.

CASO FERNANDA POLICIA MOSTRA LAUDO

NATUREZA DO CRIME

Fotos mostram lesões no corpo de Fernanda Lages; veja laudo

A universitária tinha oito manchas pelo corpo e foram detectadas pela perícia do Instituto Criminalística do Piauí.

A perícia do Instituto Criminalística do Piauí revela manchas no corpo da estudante de Direito, Fernanda Lages, 19 anos, antes de ser assassinada. O laudo mostra também o local onde o corpo ficou após a queda, além das sapatilhas, chave do carro e fivela de cinto. O laudo, em que o Cidadeverde.com teve acesso, aponta os últimos passos de Fernanda e as impressões deixadas por ela na mureta do prédio do Ministério Público Federal no dia 25 de agosto. 



As imagens mostram, em detalhes, escoriações produzidas na face frontal da coxa direita, próximo a virilha, e também manchas vermelhas na coxa esquerda.

Na página 28 do laudo, aparecem três fotos, todas com manchas localizadas na cintura e quadril direito. Os peritos afirmam que as escoriações se devem ao aparelho celular (Nokia, modelo 16161) que se encontrava no bolso do vestido da vítima quando ela caiu. 


O laudo confirma ainda que novos exames foram feitos após analises da Polícia Federal. “Foram coletadas amostras de outras manchas identificadas, preliminarmente, como sangue, encontradas em paredes e degraus dos vãos das duas escadas do edifício e nos fios sobre o parapeito da mureta. 


O que diz sobre marchas da sapatilha

“Na parte superior do prédio, mais precisamente na laje de cobertura (6º pavimento), os técnicos identificaram evidências físicas associadas aos calçados (sapatilhas) da vítima impressas na parede da mureta do parapeito, de 1,30m de altura, no lado correspondente ao local aonde o corpo fora achado, ou seja, do lado oeste”...

... “Tratam de impressões visíveis, deixadas por atritamento/deslizamento na áspera superfície do reboco que havia sido recentemente pintado de preto, onde houve retenção de fibras de camurça dos calçados


No corpo de Fernanda tinha três piercings, um no lado esquerdo do nariz, na orelha direita e outro no umbigo.  

Mureta

O laudo afirma que no parapeito de 1,30 m foi encontrado um número mais expressivo de impressões da universitária. “Peritos encontraram dois tijolos cerâmicos de seis furos, posicionados um sobre o outro, tendo atrás de si marcas de arrastamento que iam até o outro conjunto (menor) de impressões, indicando remoção de um local para outro”.



No local, foram encontradas também marcas visíveis deixadas pelas sapatilhas de Fernanda. Há fibras de camurça e fragmentos de fios de algodão de coloração azul em dois pontos da mureta.

Os peritos de Brasília estão com os laudos e darão novo parecer. Segundo a Polícia, antes de morrer, Fernanda Lages, tinha oitos lesões no corpo.


Flash Yala Sena
yalasena@cidadeverde.com

criada a primeira rampa de skte em parnaiba

Foto:
Em meio às comemorações do Dia do Piauí situação inusitada fora encontrada pela equipe do Proparnaiba. Trata-se da utilização por crianças e adolescentes de uma quadra do bairro de Fátima para o desenvolvimento de atividades esportivas denominadas street.
As modalidades praticadas pelos jovens são skate e bike, realizada em uma rampa de cimento, que de longe percebemos ser a mesma improvisada.
A reportagem do Proparnaiba acabou por conversar com os jovens, tentando identificar quando a obra teria a sua finalização. Para surpresa da equipe, a obra já estava acabada, pois fora realizada com a iniciativa de cada praticante do esporte, sem nenhuma ajuda de qualquer órgão público, ou melhor, apenas com a “doação” de uma pequena quantidade de cimento por uma secretaria municipal que sequer os praticantes conseguiram definir a sigla.
Diante da conversa percebemos que a iniciativa da construção, partiu dos praticantes das modalidades frente às várias negativas do órgão público em não construir espaço adequado para tais práticas esportivas, o que já incomodava a família de todos aqueles que gostam do skate e bike, pois era preciso arriscar-se nas ruas e avenidas, além das praças e monumentos históricos, para conseguir desenvolver o esporte.
Fica então o exemplo, pois mesmo com o descaso demonstrado para com a modalidade, os próprios praticantes conseguiram transpor uma barreira, construindo a partir de projetos da internet, sem saber absolutamente nada de “engenharia”, uma pequena rampa para skate e bike.
Mesmo como heroísmo, os praticantes informaram que precisam de patrocínio para tampar os buracos que já aparecem na antiga quadra de futsal, ficando de já o apelo para quem quiser se interessar e ajudar nas melhorias das rampas, pois, conforme já dito na matéria, o responsável “mor” (órgão público) assim não se prontificou, deixando a cargo das famílias e da sociedade o compromisso com os jovens que ali praticam seu esporte, obtendo a resposta imediata, qual seja, a distancia para com a maior praga de nosso século, as drogas.
O descaso do ente público de pronto fere de morte o art. 227 da Carta Magna, a qual aduz que “[...] também é dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”.
Diante das observações feitas, fica nítida o grande interesse das crianças e adolescentes pelas modalidades street em nossa cidade, porém, sem espaço adequado para a modalidade. Ainda bem que temos jovens e famílias que prezam pela conquista de sonhos, onde a pouca vontade política torna-se apenas um pequeno obstáculo, este superado nos verdadeiros saltos que podemos dar em nossas vidas.

motoqueiro bate em porte no caminho da pedra do sal

Mais uma acidente na estrada que liga a Praia da Pedra do Sal a Parnaíba, nesta quarta feira (19), por volta das 16:30 hs. O condutor de camisa vermelha estaria alta velocidade quando perdeu o controle do veículo. O passageiro (camiseta azul), que aparece ao lado do repórter Wagner Roberto saiu ileso do acidente por ter pulado da moto, ainda em movimento.
   





Fonte: blog do pessoa

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

ASFALTO DA RUA AFONSO PENA EM PARNAIBA PARTE 2



Asfalto chega a Rua Afonso Pena
Dando continuidade às obras de asfaltamento da cidade de Parnaíba, executada pela Prefeitura de Parnaíba está sendo executado desde ontem, 18 de outubro, o capeamento asfáltico da Rua Afonso Pena, no Bairro São Francisco.
As obras de asfatamento começaram no último dia 20 de setembro, pela Rua Caramuru, dentro de um cronograma que incluirá ainda Ruas Itáuna, Pedro Freitas, Afonso Pena, Anhanguera, Rodrigo Coimbra, Samuel Santos e Cândido Oliveira e as Avenidas Padre Castelo Branco, Normalistas e São Sebastião até cruzamento com a Avenida Francisco Borges dos Santos.
Segundo o secretário de infraestrutura, Paulo Henrique Castelo Branco, “ao todo serão 30 quilômetros de ruas e avenidas asfaltadas por determinação do prefeito José Hamilton Castelo Branco. Os investimentos são da ordem de 5 milhões oriundos dos governos municipal e federal”, disse.
O secretário informou ainda que a determinação do prefeito José Hamilton é que as obras de pavimentação sejam concluídas o mais rápido possível, respeitando-se as adequações ao calendário de obras de saneamento básico, em execução.