Páginas

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Banco Central mantém ritmo e sobe juros para 12,5% ao ano


Copom eleva a Selic em 0,25 ponto percentual e taxa básica atinge o maior patamar desde janeiro de 2009



O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou nesta quarta-feira uma nova alta de 0,25 ponto percentual na taxa básica de juros da economia brasileira. Com isso, a taxa Selic chegou a 12,50% ao ano.
No comunicado divulgado após o encontro, que começou na terça-feira, a autoridade monetária afirmou  que "avaliando o cenário prospectivo e o balanço de riscos para a inflação, o Copom decidiu, por unanimidade, neste momento, elevar a taxa Selic para 12,50% ao ano, sem viés".
A novidade é que o BC retirou do comunicado a afirmação de que os juros subiriam por um "período suficientemente prolongado" de tempo, o que pode ser uma sinalização de que o processo de aumento da taxa de juros estaria próximo do fim.
Essa foi a quinta elevação consecutiva da taxa de juros promovida pelo BC, sob o comando de Alexandre Tombini, e já era um movimento esperado e antecipado pelo mercado financeiro desde a última reunião do Copom em junho.
Nas duas primeiras reuniões de 2011, em janeiro e março, a Selic havia sido elevada em 0,5 ponto percentual. Em abril e em junho o BC reduziu o ritmo e elevou os juros em 0,25 ponto percentual.

Comportamento da Selic

Variação da taxa básica de juros
Fonte: Banco Central

Nenhum comentário: