Páginas

domingo, 25 de dezembro de 2011

COTIDIANO DE PARNAIBA: possivel tragedia Ponte Simplício Dias em Parnaíba...

COTIDIANO DE PARNAIBA: possivel tragedia Ponte Simplício Dias em Parnaíba...: HOJE A TARDE EM UM PASSEIO COTIDIANO COM A FAMÍLIA ESTIVEMOS NA PONTE SIMPLÍCIO DIAS QUE LIGA PARNAÍBA E ILHA GRANDE DE SANTA ISABEL. UMA...

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Carreta do grupo Schincariol tomba em Colônia

COTIDIANO DE PARNAIBA: Carreta do grupo Schincariol tomba em Colônia: Aconteceu, nesta quinta-feira (22), por volta das 15 horas, em Colônia do Piauí, um acidente envolvendo uma carreta ...

COTIDIANO DE PARNAIBA: MILAGRE: ESTUDANTE DO ARIZONA É ENCONTRADA VIVA AP...

COTIDIANO DE PARNAIBA: MILAGRE: ESTUDANTE DO ARIZONA É ENCONTRADA VIVA AP...: Uma universitária presa pela neve pesada em seu carro por nove dias em uma estrada árida do Estado norte-americano do Arizona foi resg...

http://chart.apis.google.com/chart?cht=lfi&chd=s%3ARXUrM4HHKVBJEHRXMUjHAESHEEEHEB&chds=0.0%2C100.0&chs=75x30&chco=202020c8&chf=bg%2Cs%2C00000014&chls=2.0%2C0.0%2C0.0&chm=B%2C40404064%2C0%2C0.0%2C0.0&hl=en-US

COTIDIANO DE PARNAIBA: Balão do Mirante ganha semáforo e ruas se tornam m...

COTIDIANO DE PARNAIBA: Balão do Mirante ganha semáforo e ruas se tornam m...: Foto...

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Algodão é a lavoura que mais cresce no Piauí A lavoura do algodão terá maior incremento de área plantada: 27% em relação à safra deste ano. Depois aparece a soja, com aumento de 14%. "Se as previsões forem confirmadas, o Piauí baterá novo recorde de colheita de grãos", avalia Alisson Pego. Em 2011, a safra do Estado superou 2,3 milhões de toneladas. O cerrado, no sul do Piauí, é a região que mais contribui para a expansão da lavoura algodoeira no Estado.

Algodão é a lavoura que mais cresce no Piauí

A lavoura do algodão terá maior incremento de área plantada: 27% em relação à safra deste ano. Depois aparece a soja, com aumento de 14%. "Se as previsões forem confirmadas, o Piauí baterá novo recorde de colheita de grãos", avalia Alisson Pego. Em 2011, a safra do Estado superou 2,3 milhões de toneladas. O cerrado, no sul do Piauí, é a região que mais contribui para a expansão da lavoura algodoeira no Estado.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Era mentira, pura pirotecnia: obras da Beira Rio e Portinho nunca tiveram convênio





Projeto da Beira Rio apenas no papel apresentado pelo Governo.
Em maio de 2010 o Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria de Turismo, reuniu no auditório da Prefeitura de Parnaíba várias autoridades, empresários do setor turístico e professores do curso de Turismo da UFPI para apresentar o projeto de Urbanização da Beira Rio.
APRESENTAÇÃO DO PROJETO:
Arquiteta Rosalina Veloso e o secretário de Turismo, Sílvio leite.
Na ocasião, o secretário de Turismo, Sílvio Leite, apresentou o trecho beneficiado que compreende das proximidades do Ibama até o antigo trapiche, nas imediações do Bairro Canta Galo. O projeto foi explicado pela arquiteta, Rosalina Veloso, que informou sobre a reorganização das ruas, sinalização, iluminação e outras melhorias da suposta obra.
RECURSOS SUPOSTAMENTE GARANTIDOS:
Em janeiro de 2011 o secretário de Infraestrutura do Piauí, José Dias de Castro Neto,informou na imprensa que no dia 25 daquele mesmo mês seria aberta a licitação para Requalificação, Urbanização e Estruturação Turística da orla do Rio Igaraçu, área que compreende a Avenida Nações Unidas, a Beira-Rio, em Parnaíba.
Na época o secretário informou que a obra custaria R$ 8.128.156,49 e tinha recursos garantidos do Ministério do Turismo – Mtur e previa uma reestruturação da área, quadras poliesportivas, quiosques, banheiros, áreas de lazer com ciclovia, pier para embarcações de recreio, calçadão parque infantil, uma nova iluminação nos 1.200 metros de extensão da Avenida das Nações Unidas.
Foi dito ainda que os recursos eram do Governo Federal com contrapartida do Estado e do Município.
INSTALAÇÃO DO CANTEIRO DE OBRAS:
No final do mês de abril a Staff Construtora e Drenagem, empresa de Teresina também responsável pela construção do Porto de Luís Correia, que supostamente seria a vencedora da licitação para executar o trabalho da Beira Rio, iniciou o que seriam as obras de Requalificação Urbanística e Paisagística da Beira Rio em Parnaíba.
A empresa instalou um canteiro no Bairro do Carmo e contratou 90 trabalhadores para esta primeira etapa. A Staff iniciou com a quebra de grande parte do dique de concreto construído há décadas para conter a enchente daquela área.
OBRA EMBARGADA PELO IBAMA E PREFEITURA DE PARNAÍBA:
Dias depois de iniciada a obra, a Prefeitura de Parnaíba e o IBAMA foram até o local para pedir a documentação da empresa responsável pelo trabalho. A Staff não apresentou os alvarás exigidos pelo município e muito menos o licenciamento dos órgãos ambientais.
Os trabalhadores que já haviam quebrado a mureta de contenção, reconstruíram apenas parte do dique, porém com tijolos de seis furos, material totalmente diferente do anterior que era concreto e a obra foi paralisada.
Passaram cinco meses e no mês de setembro o vice-governador Moraes Souza Filho falou sobre o assunto na imprensa. “Tá se cobrando um alvará para instalação da obra de outro órgão público, que por lei não pode, no valor de R$ 30 mil. O governador disse que se isso continuar a SEINFRA reconstrói o dique como era e a cidade perde a obra”, atacou.
A Prefeitura de Parnaíba prometeu, mas nada respondeu às afirmações do vice-governador.

Superintendente estadual do SPU, Ana Célia Madeira Véras.
Em novembro, boatos foram publicados na imprensa dando conta que a Secretaria do Patrimônio da União estaria retardando a documentação para a execução da obra por questões políticas, as afirmações foram prontamente desmentidas pela superintendente estadual do órgão, Ana Célia Madeira Véras: ‘Se não foi feito foi por outro motivo, mas nada da nossa parte foi feito para impedir’, disse.
OBRAS DA BEIRA RIO E LAGOA DO PORTINHO - A MENTIRA CAI POR TERRA:
Em entrevista ao Proparnaiba.com o vice-governador, Moraes Souza Filho, revelou que apesar do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Turismo, ter apresentado e anunciado os projetos de urbanização da Beira Rio e Lagoa do Portinho para a sociedade, ambos nunca tiveram qualquer convênio efetivado com o Governo Federal, muito menos recursos garantidos para a execução destas duas obras.
- São essas coisas que a gente se decepciona, são pessoas que poderiam estar nos ajudando e fazem é atrapalhar o governo, porque de uma maneira não autorizada pelo governador que não sabia disso, a construtora recebeu uma autorização do secretário de Turismo do Estado para iniciar essas obras para se concretizar esse convênio com o Governo Federal, com o Ministério do Turismo, mas nada disso existiu! Não tinha nada concretizado e não era só o início dessa obra que iria fazer essa questão se concretizar – revela Moraes Souza Filho.
Perguntado pelo Proparnaiba se tudo que foi feito sobre a execução destas duas obras teria sido pirotecnia sem base, o vice-governador confirmou:
- Claro, não tinha nada concreto, não tinha nada assinado e essas coisas só funcionam quando a coisa tá firmada, assinada tudo direitinho que se deve, no meu entender, anunciar. Não se pode anunciar uma perspectiva – explica Moraes Souza Filho.
O vice-governador disse ainda que casos como esse vêm acontecendo desde o governo anterior.
- Isso tem que ser dito, toda quinta-feira se chagava aqui vindos de Brasília e se anunciava milhões e milhões para a construção disso, construção daquilo e se você for ver não foi nada disso se realizou no nosso estado. É um costume que já vinha de algum tempo e que continua, infelizmente, mas são problemas que nós vamos ter que enfrentar - afirma.
Segundo Moraes Souza Filho,

Acidente de moto deixa um óbito e 2 em estado grave na Av. Francisco Borges

Por volta da meia noite de hoje(12), três pessoas em uma pop preta chocaram-se num poste na Av. Francisco Borges Machado nas proximidades da Rua E no bairro João XXIII. O motoqueiro identificado como Bernardo Ferreira de Freitas teve fraturas numa das pernas e braços, enquanto as duas garupeiras uma identificada como Crislane Maria, 18 anos residente em Luis Correia veio a óbito no local e a outra Maria Luana Costa, teve ferimentos por todo o corpo.
Policiais do BPTRAN estiveram no local para fazer a perícia. As vítimas foram encaminhadas ao Hospital Dirceu Arcoverde.




 FONTE;/noticiapi

domingo, 11 de dezembro de 2011

arma de fogo

Imagem: Proparnaiba.com
Policiais militares apreenderam na tarde de hoje, por volta das 16h, mais duas armas de fogo. Um revolver calibre 38 e calibre 32. A guarnição comandada pelo sargento Sergio Luiz, realizando abordagens nas imediações do bar e restaurante Conrado, às margens do rio Parnaíba,
próximo a localidade Lagoa da Prata, zona rural de Parnaíba, apreendeu um revólver de marca Rossi, calibre 38 nº B8773461 com 03 cartuchos deflagrados e 2 intactos. A arma estava em uma embarcação. O suspeito de estar com arma fugiu em uma motocicleta quando percebeu a movimentação policial.
Em outro ponto da cidade, no Bairro Rodoviária, na rua Santo Antônio, o Sargento Manoel Vieira com sua equipe, após uma denúncia que chegou ao COPOM, apreendeu outra arma de fogo. Trata-se de um revolver 32, nº 87892, marca Taurus.
Segundo informações, o homem conhecido como “Galego” estava exibindo a arma a outros que estavam em sua companhia quando a polícia se aproximou. Galego adentrou sua residência e conseguiu fugir pelo quintal deixando a arma na sua casa.
Ambas as armas foram entregues pelas equipes na sede da Central de Flagrantes.

fonte/Proparnaiba.com

natal em parnaiba

Foto: Proparnaiba.com
Na noite deste sábado, dia 10, a grande atração anunciada para a decoração natalina de Parnaíba neste ano teve sua iluminação ligada, trata-se da árvore gigante de 26 metros que foi colocada no Balão do Mirante.

O projeto  é assinado e executado pelo artista plástico piauiense, Hostyano Machado, chamou atenção pelo primor dos seus trabalhos.

Além da gigante árvore natalina do Balão do Mirante, a entrada de Parnaíba também recebeu enfeites luminosos no entorno da imagem de Nossa Senhora da Graça localizado no Balão da Delta.


A Avenida São Sebastião em frente ao Tiro de Guerra 10012 e a entrada do Centro Cultural Porto das Barcas também foram contemplados no projeto do artista Hostyano Machado.


Segundo o autor da decoração, está em fase de conclusão os arranjos decorativos que serão montados no Terminal Rodoviário de Parnaíba, na Beira-Rio, nas Praças da Graça, Santo Antônio e Mandu Ladino, além do Castelinho do Papai Noel, Balão do Aeroporto na BR 343, e cruzamento da avenida Borges Machado com João Silva.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

BA: bandidos arrombam caixa eletrônico de prefeitura
09 de dezembro de 2011 14h14

Comentários
2
Dois dias após o assalto à agência dos Correios do município de Tapiramutá, 350 km de Salvador, quando dois homens armados sequestraram o chefe de atendimento da empresa, a cidade voltou a ser alvo de bandidos. Na madrugada desta sexta-feira, seis homens armados invadiram a prefeitura e arrombaram o caixa eletrônico do Banco do Brasil.
De acordo com profissionais da prefeitura, os criminosos impuseram terror no município de apenas 17 mil habitantes. Por meio de uma ação ousada e esquematizada, os bandidos invadiram a cidade por volta de 3h e, logo de início, tentaram impossibilitar algum tipo de represália. Os integrantes do bando chegaram atirando no alojamento dos policiais, que fica ao lado da prefeitura. Enquanto os agentes eram despistados com os tiros, um dos criminosos colocava cadeados nas portas da residência.
Os vigias e guardas da prefeitura foram feitos reféns, tiveram as algemas apreendidas e foram obrigados ajudar os bandidos a destruir o caixa eletrônico. Um dos vigias, ao perceber a ação criminosa, correu para um dos banheiros da sede da prefeitura, mas foi perseguido. A porta do cômodo foi arrombada e o agente de segurança imobilizado. Os vidros do local também foram estourados.
Um policial, que chegava do patrulhamento justamente na hora do assalto, chegou a trocar tiros com os criminosos. Além disso, os agentes que foram encarcerados na residência policial, também entraram em conflito armado com os bandidos, mas não conseguiram impedir que que os assaltantes levassem o dinheiro do caixa eletrônico. A quantia roubada ainda não foi revelada pelo Banco do Brasil.
Os bandidos foram perseguidos por agentes da Companhia Especial de Ações no Semi-Árido (Caesa), mas até o final desta manhã, ninguém tinha sido preso. O carro usado pelos bandidos foi abandonado no povoado de Mirasserra, no município de Morro do Chapéu, a 72 Km de Tapiramutá.
O veículo de cor prata estava ensanguentado, o que indica que algum dos bandidos pode ter se ferido após a troca de tiros com a polícia. De acordo com moradores, que preferiram não se identificar, o clima no município é de tensão e insegurança. "Estamos assustados com dois grandes assaltos em apenas dois dias", afirmou um deles.
Agência A Tarde

Guarda Civil de Parnaíba pode abrir novo


Guarda Civil de Parnaíba pode abrir novo concurso

Guarda Civil de Parnaíba vai ter novo concurso (Foto: Daniel Saturnino)
Na sessão desta quinta-feira, 08, a Câmara Municipal de Parnaíba aprovou o Requerimento 114/2011, onde é solicitada a viabilidade de estudo junto aos órgãos competentes com o objetivo de promover concurso público para a Guarda Civil Municipal.
A matéria será enviada ao prefeito de Parnaíba, José Hamilton, bem como, ao secretário de Transporte e Trânsito, Antônio de Pádua Melo, e ainda ao Superintendente Municipal de Trânsito, Antônio Gilson da Costa.
A realização do certame tem em vista o ‘Quadro de Pessoal na Guarda Civil do Município’, que segundo o vereador Gustavo Lima, “é desproporcional ao número de habitantes da cidade de Parnaíba que é de cerca de 150 mil pessoas”.
“O aumento no efetivo dos guardas civis municipais vai proporcionar à cidade de Parnaíba uma melhor organização do trânsito e consequentemente vai gerar maior segurança à população”, explicou Gustavo Lima.

Acidente na São Sebastião deixa motoqueiro gravemente ferido



Um acidente envolvendo uma motocicleta e um caminhão terminou com uma pessoa gravemente ferida, por volta das 8h desta sexta-feira (09). A colisão aconteceu no cruzamento entre a Avenida São Sebastião e a Rua Benedito dos Santos Lima, região do bairro de Fátima, em Parnaíba.
Segundo testemunhas, o condutor da motocicleta Honda Titan de placa NHZ-9956/PI (que não teve a identidade revelada) vinha na Avenida São Sebastião – sentido Centro – quando foi colhido por um caminhão baú de placa MYW-6550/PB.
Após a colisão, o caminhoneiro estacionou o veículo e se evadiu do local, temendo represarias por parte de populares. A suspeita é de que ele tenha invadido a avenida e atingido a motocicleta.
O Pelotão de Policiamento de Trânsito (PPTRAN) esteve no local para realizar a perícia. O motociclista foi removido pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) e encaminhado ao Hospital Dirceu Arcoverde.
Fotos: Daniel Saturnino fonte: portal costa norte

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Ciclista atropelado por moto na Av. Dr. João Silva tem ferimento grave na cabeça


Por volta das 07:30 hs desta quarta feira (07) o condutor de uma moto BIZ teria colhido, quando trafegavam no mesmo sentido (B. Piauí, Feira da Caramuru ) um ciclista de aproximadamente 70 anos de idade. 

O motoqueiro evadiu-se do local em uma outra moto sem prestar socorro a vitima que teve uma forte pancada na cabeça e reclamava de muitas dores na perna esquerda.
Vitima setia bastante dores 


Motociclista saiu de carona do local com um mulher 

Socorristas do SAMU nos primeiros após encaminhou o ciclista para o HEDA 

Pessoa

Onda de assaltos na região deixa saldo de dois mortos



Assaltante foi morto durante uma briga corporal com o irmão do comerciante Alcione de nome Francisco das Chagas 

Por volta das 20hs30 da noite de ontem - 06, um assalto resultou na morte de dois homens em virtude de uma reação ao fato em andamento. As primeiras informações é que 4 assaltantes em duas motos abordaram um comércio na localidade Michiriqueiras, no município de Luis Correia, dando ordem de assalto. O comerciante levou um dos assaltantes até sua casa, que fica ao lado do comércio para pegar o dinheiro, no percurso, um irmão do comerciante reagiu e partiu para cima do assaltante, que saíram numa briga corporal, resultando na morte dos dois.
Com um tiro acima do peito direito, a vítima Francisco das Chagas caída na área de serviço da casa, local da reação. 

Um fato que chama atenção da polícia, é que os dois foram baleados e nenhuma arma de fogo foi encontrada no local. A vítima de nome Francisco das Chagas, irmão do comerciante Alcione, levou um tiro acima do peito direito, tendo morte imediata, além de cortes pela boca, enquanto o bandido, um tiro no pescoço e um corte profundo na cabeça desferido por um objeto cortante e outros ferimentos no rosto por conta da briga corporal.

Uma patrulha do Grupo Tático de Parnaíba, viaturas da PM de Luis Correia e um grupo reservado da PM estiveram no local. Acredita-se, que os assaltantes são os mesmos que agiram em Parnaíba nesta segunda-feira. Na fuga, segundo testemunhas, os bandidos foram em direção a zona rural com destinos a povoados daquela região.

O IML de Parnaíba chegou ao local e removeu os corpos para a Pedra Cadavérica do hospital estadual Dirceu Arcoverde em Parnaíba. Uma carteira foi tomada no assalto. Aguardem o laudo oficial da polícia.
Confira imagens do cenário do crime:

 Uma tatuagem no braço esquerdo do assaltante
Um ferimento no pescoço, a polícia acredita que é resultante de um tiro
Balaço acima do peito da vítima que foi alvo da bandidagem
 Corpo do assaltante foi alvo de agressão da família da vítima quando chegaram no cenário do crime
Irmão do comerciante Alcione - Francisco das Chagas - vítima do crime
 Policiais do IML
Os corpos sendo conduzidos para a pedra do Heda

Aguardem mais informações em instantes

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Novo Código Florestal é aprovado pelos senadores e volta à Câmara dos Deputados


Votação foi encerrada agora à noite quando o plenário rejeitou os quatro últimos destaques

AGÊNCIA SENADO 06/12/2011 23h00

foto
Foto: Divulgação/Agência Senado
Senadores durante a votação do novo Código Florestal
O Plenário do Senado rejeitou agora há pouco os quatro últimos destaques ao novo Código Florestal (PLC 30/2011). Está, portanto, aprovado o substitutivo dos senadores Jorge Viana (PT-AC) e Luiz Henrique (PMDB-SC) ao texto do então deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP). A matéria agora volta à Câmara dos Deputados. O presidente do Senado, José Sarney, elogiou o trabalho dos relatores.
O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) defendeu a emenda 74, assinada por ele e pelo senador João Capiberibe (PSB-AP). O destaque suprimia o dispositivo que diminui a reserva legal do estado do Amapá, por ter mais de 65% de seu território ocupado por unidades de conservação. O texto, disse, é inconstitucional, por só afetar um estado, no caso o do Amapá. Convidado por Randolfe, o presidente do Senado, José Sarney, somou-se aos demais parlamentares do estado e apoiou a emenda.
João Capiberibe disse, por sua vez, que a floresta em pé representa maior riqueza para para o país. O senador informou que, se mantido o texto de Jorge Viana, seriam perdidos 800 mil hectares de florestas no estado do Amapá. Capiberibe apelou a Jorge Viana para que acolhesse a emenda, que terminou rejeitada. O senador Eduardo Braga (PMDB-AM) manifestou apoio à emenda.
O senador Demóstenes Torres (DEM-GO) defendeu a emenda 10 para o substitutivo do novo Código Florestal. Segundo ele, o texto troca a expressão "interesse social" por "interesse público" e foi proposto pela ministra do Meio Ambiente, Izabela Teixeira.O relator, Jorge Viana (PT-AC), defendeu a rejeição do texto. 
O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) defendeu a emenda 49, que estabelece o chamado "desmatamento zero" para o bioma da Amazônia. Apesar de inúmeras manifestações favoráveis, o destaque também foi rejeitado. 
Demóstenes também defendeu a emenda 82, de sua autoria. Ele observou que os ambientalistas têm a preocupação de que, no futuro, o Código Florestal (PLC 30/2011) novamente poderá ser modificado para anistiar produtores rurais por desmatamento.
Demóstenes explicou ter acolhido o entendimento do ministro do Tribunal de Contas da União, Herman Benjamin, segundo o qual segundo o qual a legislação atual trata como um crime mais grave tirar cópia de um livro esgotado do que desmatar Área de Preservação Permanente (APP). Por isso, ele sugeriu aumentar a pena para quem desmatar no futuro.Mas a emenda também foi rejeitada
fonte correio do estado